Câmera Veicular com Sensor de Fadiga: Um Olhar Realista sobre sua Funcionalidade

Você já ouviu falar das câmeras veiculares e seus periféricos, especialmente do sensor de fadiga, certo? No entanto, a propaganda de 15 segundos nem sempre conta toda a história. Nós, da equipe de testes, decidimos investigar e trazer à tona a verdadeira experiência diária com esse equipamento. Será que corresponde às suas expectativas? Vamos descobrir.

Focalizaremos nosso estudo no equipamento JC400D da Jimi Brasil, composto por uma câmera frontal montada no para-brisa e um sensor de fadiga direcionado a 30º para o motorista, instalado no painel do veículo.

Uma observação inicial revela que, na plataforma, o dispositivo é apresentado como um rastreador convencional. Ou seja, à primeira vista no mapa, não há diferenças significativas na visualização, aparecendo apenas como um veículo com sua placa cadastrada. No entanto, a verdadeira mudança ocorre quando você interage com o veículo. Você é capaz de visualizar, em tempo real, tanto a câmera externa quanto a interna. Esta última sempre transmite imagens em preto e branco, necessárias para a IA identificar as expressões do motorista com precisão.

Falando sobre o sensor de fadiga em si, ele identifica uma variedade de padrões de comportamento, como:

  • Sonolência

  • Uso do celular

  • Cigarro

  • Distração

  • Sonolência prolongada

  • Obstrução da imagen

Cada vez que detecta algum desses comportamentos, emite um alerta sonoro na cabine e envia automaticamente os últimos 10 segundos do evento para a plataforma.

É aqui que vemos uma verdadeira melhoria na gestão. Esses alertas automatizados simplificam o processo de gestão, eliminando a necessidade de o gestor chamar o motorista para uma conversa quando retornar à empresa. Essa automação não apenas aprimora a eficiência, mas também pode resultar em retornos financeiros significativos para a empresa.

Durante nossos testes, a câmera funcionou sem falhas na identificação, e os alertas e gravações foram precisos. No entanto, é importante notar que ela não filma o caroneiro. Se a visualização total do interior do veículo for um requisito, este modelo pode não ser o mais indicado, embora existam outras opções disponíveis para essa finalidade.

Esta câmera é ideal para frotas leves ou caminhões baú, onde a visualização da parte traseira do veículo não é crucial, mas a melhoria na gestão é prioritária. No entanto, é importante destacar que ela pode ser instalada em qualquer veículo, embora outros modelos possam ser mais adequados para certos tipos de veículos, como caminhões.

Para mais detalhes, recomendamos conferir o vídeo do nosso CEO, Roger Silva, que aborda esses pontos e muito mais. Se desejar entender ainda mais sobre o funcionamento e escolher o melhor modelo para sua gestão, entre em contato conosco. Estamos aqui para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para sua frota.

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